A verdade sobre o nome de Jesus: Transliteração

 Não bastava o ataque de desmoralização direcionado à Igreja de Cristo na terra, almas vitimadas por escândalos e os princípios da fé modificados por idealistas, movimentos heréticos satânicos agora tentam por em dúvida a pronuncia: Jesus. Propõe uma “tradução literal” para o nome ao invés da “transliteração”. Os tais arruaceiros são como câncer e crescem em grande número. Estão de pé para serem abatidos pelo poder de Cristo e todos estejam firmes para resisti-los. Segue os apontamentos necessários para tal refutação.

A Bíblia

A Bíblia esta dividida por três influencias lingüísticas: Grego, hebraico e aramaico. Ambas formam os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas.  O Antigo Testamento foi escrito em hebraico e alguns textos em aramaico. Mais tarde líderes do judaísmo em Alexandria foram responsáveis por uma tradução do Antigo Testamento hebraico para o grego, que integraria a Biblioteca de Alexandria, e foi chamada de Septuaginta (LXX), que significa setenta. Esta tradução já estava concluída em 150 a.C. e foi feita por eruditos judeus e gregos, provavelmente para o uso dos judeus alexandrinos. No início do ministério de Cristo, até mais ou menos o ano 100 d.C., a língua grega já predominava nos interiores da Palestina e os manuscritos originais do Novo Testamento, todos, foram estavam na língua grega, chegando ao ano 400 d.C. compilado. Foi assim que no ano 160 d.C., que vinte livros do Novo Testamento já haviam sido aceitos entre os cristãos, e até o ano 400 d.C. os 27 livros que compõe o Novo Testamento já eram reconhecidos como canônicos.Todo NT  como língua original em sua escrita: o grego. O relato da aparição angelical que revelaria a Maria o nome JESUS não é diferente.

Literário-bíblico: linguagem histórica

O hebraico(AT) é uma língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas. A Bíblia original, a Torá, os judeus ortodoxos consideram ter sido escrita na época de Moisés, cerca de 3.300 anos atrás, redigida no hebraico dito “clássico”. Hoje, o hebraico é uma escrita foneticamente impronunciável e indecifrável, devido à não-existência de vogais no alfabeto hebraico-clássico. Os judeus a chamam de “Língua Sagrada”, por acreditarem ter sido escolhida para transmitir a mensagem de Deus à humanidade. Por volta da primeira destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C., o hebraico clássico foi substituído no uso diário pelo aramaico, tornando-se primariamente uma língua franca regional, tanto usada na liturgia, no estudo do Mishná (parte do Talmude) como também no comércio.O hebraico clássico foi obtendo alguns elementos dos idiomas árabes, ladino, iídiche, e outras línguas que acompanharam a Diáspora Judaica como língua falada pela maioria dos habitantes do Estado de Israel, do qual, é a língua oficial primária (o árabe também tem status de língua oficial).

O Aramaico(AT) passou ser a língua falada por diversos setores do judaísmo. A designação que recebem os diferentes dialetos de um idioma com alfabeto próprio e com uma história de mais de três mil anos, utilizado por povos que habitavam o Oriente Médio. A língua administrativa e religiosa de diversos impérios da Antiguidade, além de ser o idioma original de muitas partes dos livros bíblicos de Daniel e Esdras, assim como do Talmude.O aramaico foi a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio, especialmente no interior da Síria; e sua longevidade se deve ao fato de ser escrito e falado pelos aldeões cristãos que durante milênios habitavam as cidades ao norte de Damasco, capital da Síria, entre elas reconhecidamente os vilarejos de Maalula e Yabrud, esse último “onde Jesus Cristo hospedou-se por 3 dias” além dessas outras aldeias da Mesopotâmia por onde  Cristo passou, como Tur’Abdin ao sul da Turquia, fizeram com que o aramaico chegasse intacto até os dias de hoje.

O Grego(NT) é um idioma indo-europeu que conta com mais de três mil anos de história documentada. Língua dos poemas homéricos, o grego antigo em suas várias formas, foi usado na Antiguidade clássica, no início da doutrinação cristã e em muitas regiões do Império Romano, seguindo a expansão da cultura helênica promovida pelas conquistas de Alexandre, o Grande. Devido à grande influência no latim, o grego é origem de muitas palavras e afixos do português e de outras línguas latinas. O alfabeto grego, que teve origem no alfabeto fenício, deu origem ao alfabeto latino e ao alfabeto cirílico. O Novo Testamento foi escrito em koiné. O koiné foi o primeiro dialeto comum supra-regional na Grécia, e chegou a servir como um língua franca no Mediterrâneo Oriental e no antigo Oriente Próximo ao longo do período romano. Foi também a língua original do Novo Testamento da Bíblia e da Septuaginta (tradução grega das escrituras judaicas).

Concluímos…

Esses três termos estão intimamente correlacionados: tradução, tradução literal e transliteração.A Tradução é simplesmente a transposição de uma composição literária de uma língua para outra. Por exemplo, a Bíblia foi transcrita dos originais hebraico, aramaico e grego para o latim, ou do latim para o português. Este trabalho se chama “tradução” e o sentido poderiam mudar caso não existisse rigor pela sua mensagem original.

A transliteração é diferente. Trata-se da versão das letras de um texto em certa língua para as letras correspondentes de outra língua. É claro que uma tradução literal da Bíblia fica sem sentido para urna pessoa de pouca cultura, diante de um texto que lhe soa esquisito. No entanto, a transliteração de palavras como “anjo”, “batizar” e “evangelizar” foram introduzidas nas línguas modernas. Essas são entendidas facilmente, mas tentar transliterar Logos (Jo. 1.1) e não “Palavra”, atrapalharia o leitor. Esta metodologia não muda sentido da palavra ou essência do seu significado. A transliteração propõe adequar o sentido real da palavra para a língua correspondente.

Jesus de Nazaré: O Cristo

O nome Jesus é uma transliteração do grego para o latim e por fim o português. Neste caso, Yeshua que significa Salvador, o idioma grego não existe o fonema “sh”. Este método adotou o fonema “s” modificado a grafia para “Yesua”. O sufixo “a” no grego é feminino para o masculino é “ous”. A sua definição então fica como “Yesous”. Aqui temos uma transliteração do hebraico para o grego. No latim o sufixo é “us” e não “ous”, mudando para expressão “Yesou”. Aqui temos a transliteração do Grego para o latim. Em algumas línguas Latinas a pronúncia da semivogal “Y” é feita no som da letra “J”. Por exemplo, (“Yo” se diz Jô). Devida alteração fonética mudou-se também a grafia “Iesus” passou a ser “Jesus”. Aqui temos a transliteração do Latim para o português e demais línguas. Independentemente da língua, seja o Hebraico, Aramaico, Grego e Latim, o nome de Jesus terá a mesma eficácia salvística, referência de obra e testemunho glorioso. Os incautos não levam em consideração que os escritos do NT estão em grego e não em hebraico ou aramaico, impedindo que exista qualquer modificação textual, pois quebraria a sua originalidade. Pronunciar o nome de Jesus em hebraico seria anunciar o evangelho em língua grega para quem entende somente o português. Promover obscuridades e dificuldades ou invés da transparência da verdade que a em Jesus Cristo. Caso seja insuficiente o que esta acima, escolha um destes nomes e chegarás a Vida, pois ambos estão profeticamente correlacionados a Cristo e ao seu Ministério:  Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Leão de Judá, Cordeiro de Deus, Advogado, Juiz, Pão da Vida, Videira, Mensageiro da Nova Aliança, Renovo, Redentor, Salvador, Purificador, Filho de Deus.

Maranata, Jesus está voltando !

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

13 respostas para A verdade sobre o nome de Jesus: Transliteração

  1. oliveira disse:

    AMEM PR DANIEL. O SENHOR LHE ABENÇOE PELO ESCLARECIMENTO. CONTINUAREMOS NA BUSCA PELA SALVAÇAO EM CRSITO JESUS.DEUS TD PODEROSO ABENÇOE O PASTOR DANIEL,FAMILIA E TDS OS SINCEROS DE CORAÇAO COM O SENHOR

  2. IRMÃ LUANA disse:

    PASTOR DANIEL, GLÓRIA A DEUS PELA SABEDORIA QUE O SENHOR JESUS TE DEU, MAS SABEMOS QUE ESSE POVO QUE QUESTIONA O NOME DE JESUS ESTÃO MAL INTENSIONADOS COM A PALAVRA DE DEUS, POIS QUEM AMA JESUS POUCO IMPORTA A PRONUNCIA DE SEU NOME, MAS SIM O RECONHECIMENTO DE QUEL ELE FOI E SEMPRE SERÁ : O NOSSO SENHOR E SALVADOR. E SE FORMOS SALVOS O VEREMOS COMO ELE É E ANDAREMOS COM ELE.
    E PARA OS QUE QUESTIONAM EU DIGO : O SANGUE DE JESUS TEM PODER !!!!!

    • helson disse:

      amada luana!é de se estranhar que todos os demonios conhecidos tenham nomes satanas,baal,bel zebu diana,zeus etc ,porem o criador dos ceus e terra e seufilho que foi entregue pela remissão de nossos pecados sejam apenas conhecido pelos nomes que roma deu.

  3. |Jonas disse:

    Acredito mesmo que diante da salvação humana , o nome do nosso Senhor Jesus cristo não é o mais importante , do que adianta ficar colocando em questão o nome do nosso senhor , e não praticar o que realmente ele nos ensinou , ou seja pecam erram , mas o nome do senhor é o mais importante , o que é importante mesmo é a preocupação de chegar um dia frente a frente com o nosso senhor , e ele nos dizer , apartai-vos de mim fulano , não te conheço , Ou seja ,apartai-vos , sei bem o teu nome , Mas tu praticou iniquidades e transgressões.O que importa não é o nome verdadeiro , e sim praticar os ensinamentos do nosso mestre Senhor Jesus cristo.

  4. SHAUL disse:

    Inevitavel saber que o nome Jesus se chame Yesous que tambem é Horus
    Pergunte a um judeu porque eles naoa ceitam a jesus
    Ele tem aplena conciencia de que jesus é o mesmo Horus..
    O nome do verdadeiro Filho é Uahushua Ha Machiach. O senhor eterno nuca deixaria que seu nome fosse ridicularizado como o nome de Jesus que emplaca piadas sacanagem e varias abominações
    SCONCORDA?
    Saibam que todos que adoram Jesus adoram uma imagem criada pela ICAR Igreja Catolica Apostorilca romana
    Esta Imagem é a imagem da Besta 666 o numero de um homem que faria milagres e não a Tv ou Internet como se diz..ele apenas quer controlar algo que foi criado por pessoas…usando o dom quedeus deu pro home,,,,
    Ele Horus esta em Silas Malafaia,Morris cerulo, Mike Mudrdok, Damares, aline Baros, andre valadao, RR Soares Benni Hinn e o Pricipa Willians o principe que casou recentemente
    Acredita ou não?

    Ore ao Deus Eterno Yahuh e Yahushua Ha Mashiah e ao Espirito de Santidade Ruach
    Eu passei a orar assim e toda a minha vida nao foi a mesma. nao fico tendo msi visitações do antihamashiah em minha vida ou pensamento.o Anticristo esta em sua igreja porque vc adora a besta

    Creia que vc pode fazer musicas, ter Tv Radio sem participar das abominações da babilonia.Vomite e negue o mal..é simples..
    TODOS FOMOS INDUZIDOS AO ERRO..PORCAUSA DA ICAR

  5. Ih, pastor… falar nesse tema desperta radicais ainda mais incisivos que esse “Shaul”!
    Fui falar disso lá no blog e rendeu um falatório…
    Gostei dos seus argumentos e convido-o a conhecer os meus:
    http://bit.ly/yahushua

    A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sejam para contigo!

  6. teophio e shaul. voces dois sao uma besta só !

  7. Carlos ASR disse:

    Uns julgando o outra de besta, ou que o outro adora a besta, mas amar ao próximo, fazendo o tudo aquilo que não quer pra si próprio, ninguém faz. Vms ver, o que eu quero pra mim sobre o assunto? Bom ler o está escrito, pois o Salvador já tinha dito

    “Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade.”

    ou seja, quem vc não deve dizer palavras, nome ou pronunciar nada para adorar ao Pai Eterno, ele é espírito, ele não houve suas palavras torpes ou não. Ele escuta o seu “coração ou mente” ou seja, se é de toda a tua verdade esse teu sentimento ou atitude.

    Entenda isso… Adorar ao Pai, são suas atitudes de vida, seu caráter, seu VIDA em VERDADE, e não um nome. E ao invés de xingar, jugar ou denigrir… ensine, instrua ou exorte, pois isso é amar.

  8. j.matias disse:

    O EU SOU, um dia me chamou, quando eu não preguntava por Ele, e logo atendi sua voz, fui sensivel, e hoje o adoro em Espirito e em Verdade. Pobre Moisés quando perguntou a Deus qual seu nome..e logo obteve uma resposta estranha…vai e diz que O EU SOU te mandou.Graças a Deus por Cristo Jesus que foi Ele e não nós que nos fez ovelhas do seu pasto, e hoje há grande prazer em buscar nEle a santidade, para sermos semelhantes a Ele, e isto não vem de nós, mas sim é o poder de Deus Pai que em nós opera. Ninguém jamais pode operar a salvação por ele próprio, pois é a graça de Deus que desceu sobre todo aquele que é conhecido por Deus antes que o mundo existice…nisso o apost. Paulo é testemunha, sem o saber que já antes era conhecido por Deus antes que o mundo existice, perseguia a Igreja de Cristo. Aprove a Deus o atrair á graça em Crsito Jesus. De religiões está o mundo cheio, de filosofias idem. Mas aquele que é de Cristo conhece bem a voz do seu Pastor, e seus ensinamentos.Gostei da explicação a apresentada pelo p. Daniel. Há muitos malabeiristas neste mundo tenebroso, que tentam agora mais do que nunca desviar a atenção dos religiosos afim de destrocerem a palavra da Verdade.E o estão fazendo com certo exito, mas isto tão somente naqueles que apostataram da fé, pois nunca se firmaram na Verdade.

  9. Joaquin rosa disse:

    Gostei da explanaçao deste tema relacionado com o nome de Jesus

  10. Marcelo Victor disse:

    Gloria a Deus por essas explicaçoes!!!

  11. adelmo Junqui disse:

    eu fico indignado com a postura de prs que mentem eu gostaria que o Sr Pr Daniel que me responda : No livro de Isaias 7:14 e 8:8 diz a Escritura Sagrada e não Biblia adulteradas que o nome do filho seria Emanuel (trad. Deus conosco) e foi concretizado esta profecia no livro de Mateus 1:23 ou que dizer que não e uma profecia isto foi a 742 anos antes do nascimento e responda-me aonde esta a profecias do nome de Jesus? leia 1 Kafos (Pedro) 1:19-21 e tem +como o Jose ter dois sonhos e que anuncia o nome Jesus 1:21 e Emanuel 1:23 eu tenho uma Biblia Thompson JFA Edição Contemp ele no ano 1681 na pag 1378 ele diz: “O Novo Testamento em portugues na qual mfala o nome do ilho (IESU) o Cristo e não Jesus este nome que foi transliterado do grego para o portugues e ate o ano 1500 não havia a letra “J” no Hb latim e grego por isso o nome para mim sempre sera Emanuel o Cristo “Ungido”tem + coisa erradas que vcs prs não falam nos chamamos isto de Sistema Religioso ” a Babilonia Papal no Ap 18:4 o Emanuel fala (Saia dela Povo Meu) etec..etec…

  12. Arãodioa Borges De Araujo disse:

    bem logica esse comentario do prdaniel,era oque eu estava procurando,a paz de cristo pastor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s